Toda empresa precisa ter uma contabilidade que, sendo bem estruturada, vai fazer com que as ações do dia a dia sejam mais práticas e rápidas. Por essa razão é importante dar atenção ao setor e buscar boas dicas de contabilidade, principalmente quem vai abrir empresa ou pretende fazer a migração de sua contabilidade, uma vez que sempre é preciso recorrer às atividades financeiras do negócio. Além das questões tributárias, manter os registros contábeis organizados auxilia a gestão no suporte para tomar decisões determinantes para o sucesso do empreendimento.
Para auxiliar na organização, confira algumas dicas de contabilidade:
Muitos empresários acabam deixando a contabilidade em segundo plano e no final das contas não apenas perdem o controle das finanças, mas até recebem multas e taxas para pagar. Veja algumas dicas para contabilidade e evite esse tipo de chateação!
1 – Finanças pessoais separada das empresariais
Muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, tendem a misturar as finanças pessoais com as da empresa e acabam por não montar sistemas financeiros e contábeis separados. Isso pode causar uma grande confusão no futuro, pois não será fácil determinar quais foram as despesas da casa e quais as finanças relacionadas ao negócio. Pode parecer simples no começo, mas com o tempo as coisas ficarão mais difíceis. Evite também usar o cartão de crédito ou cheque da empresa para despesas pessoais, uma vez que isso pode dar origem a problemas com a legislação.