DESAFIOS DO HOME OFFICE
RELAÇÃO PERFEITA COLABORADORES E EMPRESA
De repente, o que era algo a se pensar virou uma emergência. A covid-19 trouxe vários desafios para o mundo, muitas empresas precisaram abrir mão do tradicional modus operandi e agora enfrentam uma grande responsabilidade: preservar genuinamente a saúde das pessoas e dos negócios.
Ainda que a tecnologia já proporcione (ainda bem!) vários recursos para que as pessoas continuem seu trabalho, mesmo em isolamento social, é necessário adaptar-se rapidamente a essa nova realidade.
Afinal, comprometer-se a manter de fato a operação e os negócios funcionando é preservar empregos e nossa própria qualidade de vida.
Se o home office o pegou de surpresa, deixo aqui sete dicas para que ele funcione da melhor maneira possível.
1– Ache um lugar confortável
Nem todos terão o espaço adequado para trabalhar de casa, mas em uma emergência é necessário improvisar.
Uma mesa de altura adequada, uma cadeira em que se sinta confortável. Faça desse local seu escritório.
E, se mora com a família, peça que respeitem esse local como seu escritório nos próximos dias.
2– Faça acordos com familiares
Informe a eles seus horários de trabalho e suas pausas, explique a delicada situação que estamos vivendo e peça respeito ao seu escritório temporário.
Se você faz pausas para um cafezinho na empresa, faça o mesmo em casa, mas volte logo à rotina de trabalho para não se distrair em conversas ou problemas familiares que possam tirar seu foco.
Se você tem crianças em casa, melhor escolher um cômodo reservado para trabalhar – não se espante se elas não entenderem a situação.
3– Teste seus recursos de tecnologia
Podemos ficar uma semana em casa, 15 dias, talvez um mês, o que queremos é que esses dias de isolamento social passem voando.
Verifique se o laptop da empresa está devidamente configurado, sua conexão à internet e se recursos como VPN, chats, e-mails estão funcionando com excelência.
Se tiver problemas contate logo o help desk de sua empresa – tempo é dinheiro, e esses problemas tecnológicos costumam nos tomar um tempo razoável.
4– Mantenha sua rotina diária de trabalho
Comece a trabalhar no horário de sempre, vista-se de forma adequada caso alguém queira vê-lo pela webcam.
Aliás, acorde com tempo suficiente para começar a trabalhar com o ânimo de sempre, como seus colegas estão acostumados.
Você pode até pensar que não, mas a depender de seu tom de voz, vão pensar que você está trabalhando em “slow motion”. Preserve sua imagem, mesmo virtualmente .
5– Mantenha-se conectado com sua equipe
Será que sairemos desta fase especialistas em encontros virtuais? Gostemos ou não da experiência, o fato é que não podemos perder nossas conexões.
Continue questionando e se envolvendo nas decisões. Está tudo muito parado? Faça você o movimento, envie um e-mail, uma mensagem indagando por que está tudo tão calado.
Continue sorrindo, pois, mesmo do outro lado da tela, precisamos mais do que nunca contar uns com os outros .
6- Faça coisas de sua rotina anterior
Tanta notícia ruim, o caos lá fora, isso pode gerar em você um estado de tristeza e até desencadear quadros depressivos – o que não ajuda nada com a produtividade.
O que é possível fazer da rotina que você tinha? Ouvir as músicas de que você gosta quando estava indo para o trabalho? Estudar inglês na hora do almoço? Olhar as redes sociais no fim da tarde? Não deixe que a rotina de trabalho emende com a rotina familiar.
Continue fazendo o máximo de coisas possível que te deem prazer.
7– Faça novas coisas
Se queria começar um curso on-line, agora talvez com a economia de tempo no trânsito você tenha finalmente espaço na agenda.
Aproveite para conhecer coisas novas, que talvez permaneçam para sempre depois que essa fase passar.
Se não era esse o home office que você queria, entenda que você está começando no meio de uma situação de emergência.
Siga todas as instruções de saúde e segurança, pois seu desafio agora é um pouco mais complicado – manter você e os outros seguros e saudáveis e continuar fazendo com que a empresa funcione da melhor maneira possível, porque afinal, as empresas são as pessoas .